sábado, 10 de dezembro de 2016

Sífilis


Oque é?

Salve pessoal, hoje contarei um pouco sobre um problema que afeta uma parcela considerável da população brasileira, mas poucos a conhecem da forma que deveria, Sífilis. 
Atenção pessoal dos detalhes técnicos, recomendo a leitura sobre Treponema pallidumbactéria causadora da Sífilis. Primeira coisa que devemos nos atentar a ela é que a bactéria age de uma forma silenciosa, em alguns casos, chegando ficar escondida por décadas no corpo de seu portador. Segundo ponto importante, trata-se de uma DST (Doença Sexualmente Transmissível), ou seja, pode facilmente ser transmitida por contato sexual sem preservativo (ou camisinha, como prefiram chamar), ou mesmo por contato sanguíneo!  
Não se preocupe meu amigo, beijo não transmite. E já que estamos falando de transmissão, posso aproveitar e te contar o terceiro ponto importante a se saber sobre essa doença. Suas manifestações são divididas em 3 (três) estágios, sendo transmissível apenas em seu estágio primário, secundário e começo de sua latência (quando a bactéria dorme. Aguenta as pontas ae que logo explico isso). Outra questão de risco dessa patologia é para as futuras mamães, você como papai deve ficar atento a isso, a sífilis é passada da mãe para o bebê durante a gestação caso não haja o devido tratamento e acompanhamento, causando problemas sérios ao recém nascido. 

Sintomas

Chega de enrolação, vamos ao que interessa. Você já deve estar se perguntando "preciso ter bola de cristal pra saber se tenho?". Não, você não precisa ter, apenas fique atento nas dicas que darei aqui. A sífilis, como eu disse, se manifesta através de estágios, onde os sintomas variam de acordo com o avanço. Mas se não fosse um problema chato o suficiente, uma fase pode ocorrer junto com outra. Então, os sintomas podem seguir ou não uma ordem específica. Normalmente, como havia dito, ela avança por 3 estágios e o período de latência, sendo: primário, secundário, latente e terciário. Para ficar um pouco mais fácil de entender, vou explicar por partes cada estágio. 
Estágio primário
Neste estágio que ocorre cerca de duas a três semanas após o contágio, aparecem feridas indolores (cancros) no local da infectado(pênis, ânus, vagina). Sendo impossível observar as feridas ou qualquer sintoma quando aparecem em regiões internas, como no colo do útero ou no reto, podendo ser observadas apenas com auxilio de instrumentais médicos.  Mas então eu conto a você que as feridas DESAPARECEM em cerca de quatro a seis semanas depois, mesmo sem fazer tratamento algum. A bactéria literalmente resolve tirar uma soneca (período de reprodução dela, para que tenha maior numero em seu segundo passo)no organismo durante esse estágio. Nota importante: Não se engane, ela ainda esta , apenas esta quietinha juntando forçar pra sua segunda aparição. 
Estágio secundário
Durante esse período pós-soneca da bactéria, o qual acontece mais ou menos de duas a oito semanas após as primeiras feridas se aparecerem. Cerca de 35% do pessoal que não trataram a sífilis primária chegam nesse estado do segundo estágio. Aqui, o portador apresenta dores musculares, febre relativamente alta, dor de garganta com dificuldade para engolir. E mais uma vez os sintomas SOMEM sem tratamento e novamente a bactéria fica inativa no organismo, desta vez entrando em seu estado latente (uma soneca mais demorada). 
Sífilis latente 
Esse é o período quem que ocorre o estágio inativo da sífilis, com ausência de qualquer sintoma, o qual pode durar anos sem que a pessoa sinta absolutamente nada. Algumas pessoas com o sistema imunológico muito bom, muito bom mesmo, podem acabar se livrando da bactéria no organismo, combatida pelo próprio sistema imune, mas pode ser que ela se desenvolva para o próximo estágio, o terciário, o mais grave de todos. Portanto, não conte muito com a sorte. 
Estágio terciário 
Neste estágio, a infecção se espalha para áreas como cérebro, sistema nervoso, pele, ossos, articulações, olhos, artérias, fígado e até mesmo para o coração. Por volta de 25% das pessoas infectadas não tratadas chegam neste estágio terciário da doença. 





Tratamento 

Como dito anteriormente, se não bastasse todo o transtorno causado, ela consegue ser mais chata ainda. Muitos de seus sintomas são muito similares a de outras doenças, DST's ou não, então oque eu recomendo é que procure auxilio de um especialista o quanto antes para que seja feito os exames necessários para diagnostico. Porque como deve ter percebido, quanto antes descobrir, melhorQuando diagnosticada precocemente, a sífilis não é tão prejudicial e o paciente será curado rapidamente. 
Durante os casos que acompanhei o tratamento, a linha de medicação mais prescrita era à base de penicilina, um antibiótico antigo, mas ainda muito eficaz contra a bactéria causadora da doença. Normalmente uma única dose injetável de penicilina já é o suficiente para impedir o avanço, principalmente se ela for aplicada logo no primeiro ano depois da infecção. Caso não, o paciente poderá precisar de mais de uma injeção. Normalmente são prescritas BenzetacilBepebenClordoxDoxiciclina, Eritromicina, todos derivados da penicilina. JAMAIS, EM HIPOTESE ALGUMA tome qualquer medicamento sem conversar com seu médico ou profissional da saúde de confiança, mesmo porque também esses medicamentos citados são vendidos somente com receita.

Prevenção

Então vamos falar agora da querida prevenção, a qual você já deve estar careca de saber, ouvir dos pais, dos avós, tios, tias, até do Dunha. Sempre o uso de preservativo, ele é a única maneira eficaz de se evitar o contágio. Mais seguro que isso, somente a abstinência sexual.

Mas é isso, espero ter ajudado, qualquer dúvida, no início da pagina há a aba de contato, com a opção de conversar comigo, não se acanhe, me mande e-mail, pergunte, comente, conte historias. Desde já, agradeço sua atenção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar, criticar, tirar duvidas, estamos aqui pra isso.